BLOG DA EMA

Evento acontece nos meses de setembro e outubro com programação online e concurso para escolas da região das Montanhas Capixabas

Cinem Ema na Reserva. Foto: Fernando Madeira


O Cine.Ema - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo continua com inscrições abertas para seleção de curta-metragens e júri para compor a programação e corpo técnico do evento. Em 2020, o projeto será realizado online, com mostras de cinema e concurso cultural para escolas das Montanhas Capixabas. Serão investidos R$ 45 mil em premiações e cachês.


Com o tema “A natureza sou eu”, o festival chega à sexta edição propondo um olhar sobre a natureza enquanto essência de todo ser vivo e, por isso, uma responsabilidade compartilhada.


Cine.Ema On


A edição remodelada do festival contemplará a realização do Cine.Ema na Reserva Ambiental Águia Branca, edição anualmente realizada dentro da Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, e o público de todo o Brasil terá acesso aos filmes selecionados em uma plataforma on demand nos meses de setembro e outubro.


A diretora da Caju Produções Tânia Silva, explica que a realização do evento online é uma forma de prezar pela segurança do público neste momento de distanciamento social. Destaca ainda, a importância de investir os recursos para fomentar o setor artístico e na oferta de atividades para estudantes que deixaram de frequentar as escolas por causa da pandemia do novo coronavírus.


“Nesse momento de pandemia queremos direcionar parte dos recursos de custeio do evento no setor audiovisual, impactado com a suspensão de gravações, adiamento e cancelamento de eventos. É um incentivo pequeno, mas necessário e que vai fazer diferença para muitos profissionais”, disse.

Mostras de Cinema


Para a Mostra de Cinema podem ser inscritos filmes de curta-metragem (até 26 minutos), com classificação livre, que relacionem meio ambiente e sustentabilidade. As inscrições vão até o dia 15 de julho de 2020 pelo site www.cineema.com.br/inscricoes2020.


A organização do Festival também selecionará 25 profissionais do audiovisual brasileiro interessados em compor o corpo técnico do evento. Os jurados selecionados receberão cachê e serão responsáveis pela avaliação dos filmes selecionados nas mostras.


Cine.Ema nas Escolas


O concurso Cine.Ema nas Escolas é voltado para professores e alunos matriculados no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, localizadas na região das montanhas capixabas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto também pelo site http://www.cineema.com.br/inscricoes2020.


Serão selecionadas fotografias feitas por dispositivo celular, vídeos de um minuto, e histórias em formato de redação, crônica, conto, poesia ou texto livre que tratem do tema “A natureza seu redor”.


O concurso irá premiar as melhores iniciativas em cada categoria. Entre os prêmios estão: smartfones, caixas de som e tablets. Professores e escolas com maior número de inscritos concorrem a kit multimídia composto por computadores, câmera fotográfica e smartfones.


Cinem Ema na Reserva. Foto: Fernando Madeira

O Cine.Ema


O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo - Cine.Ema - é um projeto cultural multiplataforma cujo objetivo é gerar consciência ambiental através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural do distrito de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, o evento foi realizado pela primeira vez em 2015.


O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático a ser realizado no Espírito Santo.


O Cine.Ema - é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania com o patrocínio da BRK Ambiental e do Grupo Águia Branca.


Informações:

Caju Produções

www.cineema.com.br

Sullivan Silva

(27) 99814-3649

sullivan@cajuproducoes.art.br


Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo acontecerá em duas edições, nas localidades de Burarama e Vargem Alta. Inscrições vão de abril a junho


Inscrições abertas para a sexta edição do Cine.Ema.

Paisagens, memória, projeções para o planeta do futuro e a relação entre o ser o humano e a natureza: tudo isso é campo vasto para o diálogo entre a sétima arte e o meio ambiente. A partir do dia 06 de abril, obras audiovisuais sobre esta temática já podem ser inscritas para a edição de 2020 do Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo.


Com o tema “A natureza sou eu”, o festival chega à sexta edição propondo um olhar sobre a natureza enquanto essência de todo ser vivo e, por isso, uma responsabilidade compartilhada. Podem se inscrever filmes de curta-metragem (até 26 minutos), com classificação livre, que relacionem meio ambiente e sustentabilidade. As inscrições vão até o dia 06 de junho de 2020 pelo site www.cineema.com.br.


Os filmes serão avaliados por uma curadoria e, caso selecionados, participarão da mostra competitiva do Cine.Ema ou da mostra infantil Cine.Eminha. Prevista para o segundo semestre de 2020, a programação será realizada em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, e na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta. Diferente do que acontece na maioria dos festivais, onde o filmes são premiados de acordo com seus respectivos gêneros, no Cine.Ema a disputa é pelas categorias Contribuição ao Meio Ambiente, Contribuição Artística, Revelação, Especial Infanto Juvenil e Especial Mostra Ema Mulheres.


O Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania com o patrocínio da BRK Ambiental e do Grupo Águia Branca.


O CINE.EMA


O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo é um projeto cultural multiplataforma cujo objetivo é gerar consciência ambiental através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural do distrito de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, o evento foi realizado pela primeira vez em 2015. O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático realizado no Espírito Santo.


Informações:

Caju Produções

www.cineema.com.br

cajuprod@gmail.com

(27) 3026 0051



Mostra infantil realizada no Cine.Ema da Reserva em 2018 - Foto de Débora Benaim

Filmes, shows e oficinas integram a programação do Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo.


Está no ar a programação completa do Cine.Ema 2019. O festival conta com mostras de cinema com 23 obras audiovisuais, seis shows musicais, sete oficinas culturais ambientais, três painéis reflexivos, teatro e outras atividades educativas divididos em duas localidades do Espírito Santo: a vila de Burarama, onde o evento acontece desde 2015 e a Reserva Ambiental Águia Branca, no município de Vargem Alta, onde o projeto é realizado desde 2018. A programação é totalmente gratuita e algumas atividades estão sujeitas à inscrições prévias.


Programação Burarama: AQUI

Programação Reserva: AQUI


O Cine.Ema acontece nos dias 13 e 14 de setembro em Burarama, e dias 20 e 21 de setembro na Reserva, nas montanhas capixabas. O projeto é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania com o apoio da TV Gazeta Sul e patrocínio da BRK Ambiental, Banestes e Grupo Águia Branca.


Cine.Ema em Burarama - Foto de Joarley Rodrigues

Oficinas de Observação de Aves - Foto de Léo Merçon

A floresta que fala

A floresta tem uma voz, uma falange, às vezes grita, as vezes fala, às vezes silêncio. A noite encanta, é pirilampo, sapo, vento, água, coruja, grilo, uma orquestra inteira que respira e inspira canção. Em 2019, o Cine.Ema - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo tematiza a voz e os sons da natureza. O tema, que ilustra a identidade visual do festival também será abordado em atividades da programação com oficinas que aguçam a memória do lugar e os sons da natureza, propondo experiências poéticas da paisagem sonora ambiental de Burarama e da Reserva Ambiental Águia Branca envolvendo prioritariamente o público infantojuvenil.


Oficina de Vídeo Ambiental - Foto de Joarley Rodrigues

O Cine.Ema

O Cine.Ema é um projeto cultural nacional e multiplataforma de educação ambiental cujo objetivo é gerar consciência através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais que reflitam sobre memória, paisagens, realidades e desafios do meio ambiente de forma sensível e criativa. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, a Mostra Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo foi realizada pela primeira vez em 2015.

O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático realizado no Espírito Santo.


Diversas atividades acontecem na Vila de Burarama - Foto de Léo Merçon

Atividades musicais integram a programação do festival - Foto de Débora Benaim

Facebook: https://www.facebook.com/ema.cine

Instagram: https://instagram.com/cine.emafestival/


Contato:

Léo Alves

leo@cajuproducoes.art.br

www.cajuproducoes.art.br

(27) 3026 0051

Icone_facebook.png
Icone_Insta.png