Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Facebook
  • Instagram
CAJU PRODUÇÕES

+55 (27) 3026 0051

caju@cajuproducoes.art.br

www.cajuproducoes.art.br

A RESERVA AMBIENTAL ÁGUIA BRANCA

Cercada do verde da mata atlântica, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Águia Branca complementa um mosaico de áreas preservadas com mais de quatro mil hectares, constituindo um dos maiores fragmentos maciços primários de Mata Atlântica do Espírito Santo. A reserva é localizada entre os Parques de Forno Grande e da Pedra Azul e contribui para a conexão entre as duas Unidades de Conservação, interligando fragmentos florestais e preservando a biodiversidade, sendo relevante para as Bacias Hidrográficas de Rio Novo e Itapemirim, já que as florestas desempenham papel importante para a infiltração da água no solo. Na reserva, há a ocorrência da saíra-apunhalada (Nemosia rourei), que figura na lista dos animais ameaçados de extinção. A ave é típica da região e chegou a ser considerada extinta por mais de 50 anos. Contudo, no final da década de 1990, pesquisadores comprovaram sua existência nas Regiões Sul e Serrana do Espírito Santo. O local é bastante procurado por observadores de pássaros de todo o mundo.

O CINE ECOTURISMO

Ecoturismo, ou turismo ecológico, já é um termo conhecido pelo brasileiros. A atividade turística que acontece na natureza, e respeitando o meio ambiente, move o Brasil economicamente e faz do país uma das referências mundiais no assunto. O mesmo acontece com o turismo ligado à atividades culturais e artísticas, então, por que não unir as duas coisas?

 

Essa é a proposta do “cine ecoturismo”, prática inédita que mistura cinema e turismo ecológico. “Tradicionalmente, a realização de festivais de cinema movimenta os lugares onde são realizados e os torna conhecidos por isso, como é o caso de Gramado (RS) ou Tiradentes (MG). O que propomos aqui é ampliar esse conceito e levar o cinema para dentro das áreas ambientais”, explica a produtora cultural Tânia Silva. Ela é uma das realizadoras do Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo, evento que pela primeira vez no Estado vai levar uma tela de cinema para dentro de uma reserva ambiental.

 

No futuro, o interesse é que o festival de cinema possa ser realizado em outras áreas ambientais no país, tornando o Cine.Ema Itinerante em Vargem Alta efetivamente a primeira atividade de “cine ecoturismo” no Brasil. “A proposta é vislumbrar o cinema e incluí-lo como atividade de lazer e de ecoturismo, uma vez que, integrado à ambientes naturais, pode ampliar e reforçar a consciência ambiental através dos filmes exibidos”, conclui Tânia.

DEFININDO O CINE ECOTURISMO

Apesar de ser um termo inédito, o “cine ecoturismo” pode ser entendido como uma experiência de cinema, seja produção ou exibição, que acontece em patrimônios naturais brasileiros que possuam características e ofertas de ecoturismo. Nesse sentido, o cinema teria um papel fundamental no segmento do turismo ecológico, que é definido pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a EMBRATUR como segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

O ECOTURISMO EM VARGEM ALTA

Além da Reserva Ambiental Águia Branca, que será inaugurada durante a realização do Cine.Ema Itinerante, Vargem Alta possui variadas atrações de ecoturismo. O cenário da região, com relevo bastante recortado e a riqueza hídrica da cidade, proporcionam belíssimas paisagens como corredeiras, cachoeiras, montanhas e morros que favorecem também a prática de esportes como voo livre, trilhas pela mata e outras tantas possibilidades dentro dos cinco roteiros turísticos que a região oferece: Roteiro da Uva e do Café, do Verde e das Águas, Sabores da Montanha e o Histórico e Religioso. A Saíra Apunhalada, ave ameaçada de extinção, tem uma enorme importância para a preservação da mata da região e também é atração de turistas praticantes de observação de aves.