Buscar
  • Ema

A floresta que fala

Em 2019, o Cine.Ema exalta a voz da natureza

Filme: Nimbus, o caçador de nuvens, de Marco Nick (Ani, 16’, MG, 2016, Livre)

A floresta tem uma voz, uma falange, às vezes grita, as vezes fala, às vezes silêncio. A noite encanta, é pirilampo, sapo, vento, água, coruja, grilo, uma orquestra inteira que respira e inspira canção.


Em 2019, o Cine.Ema - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo tematiza a voz e os sons da natureza. O tema, que ilustra a identidade visual do festival também será abordado em atividades da programação com oficinas que aguçam a memória do lugar e os sons da natureza, propondo experiências poéticas da paisagem sonora ambiental de Burarama e da Reserva Ambiental Águia Branca envolvendo prioritariamente crianças.


A natureza é a gênese de todos os sons. Num mundo que produz tanto barulho e ruído, onde a poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais, o Cine.Ema convida você para uma imersão nos sons da natureza através de oficinas, shows e mostras de cinema que provocam os sentidos e aguçam nossos ouvidos para vivenciar experiências poéticas na paisagem sonora ambiental. Os sons dos pássaros, das águas e das matas inspiram uma verdadeira orquestra na floresta. Os seres humanos fazem parte desta sinfonia e podem dar voz ao lugar. E qual o som do seu lugar? Que sonoridade estamos construindo no nosso meio? Qual o som da natureza e qual a natureza do som?


O Cine.Ema acontece nos dias 13 e 14 de setembro em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim e dias 20 e 21 de setembro na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, nas montanhas capixabas. O projeto é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania com apoio da TV Gazeta Sul e patrocínio da BRK Ambiental, Banestes e Grupo Águia Branca.


O Cine.Ema

O Cine.Ema é um projeto cultural nacional e multiplataforma de educação ambiental cujo objetivo é gerar consciência através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais que reflitam sobre memória, paisagens, realidades e desafios do meio ambiente de forma sensível e criativa. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, a Mostra Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo foi realizada pela primeira vez em 2015.


O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático realizado no Espírito Santo.


Facebook: https://www.facebook.com/ema.cine

Instagram: https://instagram.com/cine.emafestival/


Contato:

Léo Alves

leo@cajuproducoes.art.br

www.cajuproducoes.art.br

(27) 3026 0051

0 visualização
Icone_facebook.png
Icone_Insta.png